Terramoto de 1755 - 1 de novembro

No dia 1 de novembro de 1755, aconteceu, em Lisboa e no sul de Portugal, um dos maiores sismos da história da humanidade.
Esta catástrofe iniciou-se com um sismo e foi seguido por um maremoto.

O que é um sismo?
O sismo acontece em terra e resulta do movimento da própria terra. Placas de rochas ou atividade vulcânica   ou gases no interior da terra libertam grandes quantidades de energia que fazem mover a terra na sua superfície.
O que é um terramoto?
Há quem distinga sismo e terramoto, dizendo que terramoto ocorre em zonas habitadas.


O que é um maremoto?
Resulta de um sismo que acontece no mar e pode provocar ondas gigantes que atingem a costa.

O que aconteceu?
Em 1755, Lisboa era uma das cidades mais importantes do mundo. Recebia muitas embarcações com produtos de todo o mundo para vender e comprar, que eram negociados no Terreiro do Paço. Chamava-se assim por que era um grande largo de terra onde ficava o Paço da Ribeira, ou seja, o palácio do rei. 
Atualmente, chama-se Praça do Comércio e tem este aspeto:




Antes do terramoto, em 1640, o Terreiro do Paço era assim:

Por que morreram muitas pessoas?
Neste lugar, concentrou-se grande parte da população depois de ter sentido o sismo. Pois era um lugar amplo, em que os habitantes se podiam proteger de quedas de edifícios. Porém o maremoto estava a iniciar-se, o rio recuou e a população não percebeu o que ia acontecer depois. Por isso, muitas pessoas foram apanhadas neste local, pelas ondas gigantes que se tinham formado entretanto. Todos foram surpreendidos e não tinham mais para onde fugir.

A cidade perdeu a maior parte dos seus edifícios, uns porque caíram e outros devido aos incêndios que não puderam ser apagados. Naquele dia, e nos seguintes, muitas pessoas morreram. Não só habitantes da cidade como também muitos estrangeiros. Para piorar as coisas, àquela hora, muitos estavam nas igrejas para o Dia dos Fiéis Defuntos. O que impediu a fuga de muitas para espaços livres, pois atropelavam-se uns aos outros.

Para observares como era Lisboa antes do Terramoto e alguns dos seus principais edifícios, observa o vídeo:


Como recuperou a cidade?                                     
Depois de tanta desgraça, para pôr uma cidade tão grande a funcionar, foi necessário um homem muito decidido, com muito poder e também muito exigente. O homem que renovou a cidade foi Marquês de Pombal por ordem do rei D. José I.
É por isso que à zona baixa de Lisboa, ainda hoje, se chama Baixa Pombalina.                              
Repara como ficou o traçado das ruas da cidade nessa zona:

Sem comentários:

Enviar um comentário