Tradições de Natal noutros países

Esta época especial comemora-se em muitos países do mundo e cada país tem as suas tradições diferentes, repara:

                    O Natal pelo Mundo

                             More PowerPoint presentations from Ana Luisa de Beirao

Os símbolos e tradições do Natal


Durante o Natal, cumprimos certas tradições: a família junta-se numa Ceia de Natal; fazemos a árvore de Natal; decoramos com estrelas, velas, anjos, …; construímos o presépio; distribuímos presentes; dizemos que os presentes são entregues pelo Pai Natal. 

Mas, por que motivo fazemos tudo isto?

Qual é o significado de cada um destes símbolos e tradições?

As famílias gostam de se reunir para esperar a chegada do dia 25 de dezembro, o dia do nascimento de Jesus, por isso se reúnem na véspera, a 24 de dezembro, e comemoram com um jantar especial mais apetitoso e rico - a Ceia de Natal.

A árvore de Natal – Os povos antigos usavam o pinheiro para comemorar o solstício de inverno. Só em 1510 é que foi decorada a primeira árvore de Natal. Os cristãos gostaram da ideia e passou a ser uma tradição.

A estrela de Natal – Fazemos decorações com estrelas, porque, quando Jesus nasceu, no céu também apareceu uma estrela que ajudou a guiar os Reis Magos, a estrela de Belém.

As velas – A vela serve para iluminar, para trazer luz ao lugar onde nós estamos. Jesus para os cristãos também trouxe luz às suas vidas. Tal como a luz serve para guiar o nosso caminho, também as palavras de Jesus servem de guia para a vida de todo o cristão.

Anjos – Os anjos comunicaram aos pastores o nascimento de um Salvador, Jesus.

Presépio – O santo Francisco de Assis, que vivia em Itália, teve a ideia de fazer o primeiro presépio no Natal de 1223, para explicar às pessoas como tinha nascido Jesus. Logo outras pessoas resolveram fazer o mesmo e a tradição contínua até hoje.

Presentes de Natal – Quando os pastores viram que o Salvador era um menino que tinha nascido tão pobre quanto eles, resolveram oferecer o que traziam consigo. Os Reis Magos já estavam preparados para oferecer os melhores presentes que puderam levar consigo. Por isso, as pessoas também gostam de oferecer presentes na época do Natal.

O Pai Natal – Há muitos anos, na Turquia, um arcebispo turco, São Nicolau Taumaturgo, costumava ajudar as pessoas pobres da sua cidade, deitando-lhes moedas de ouro pela chaminé, para que elas não soubessem quem as estava a ajudar.
Mais tarde, na Alemanha, São Nicolau ficou conhecido. E os pais começaram a dizer às crianças que era São Nicolau que lhes oferecia as prendas.
A figura do Pai Natal que vive na Lapónia com as suas renas, vestido de vermelho, velhinho e de barbas brancas surgiu há poucos anos. Foi a Coca-Cola que criou essa imagem.

Natal - 25 de Dezembro

O dia de Natal é a 25 de Dezembro, data escolhida para comemorarmos o nascimento do Menino Jesus.
A época do Natal são os dias que antecedem esta data e os dias seguintes até ao dia de Reis, a 6 de Janeiro.

Como surgiu o Natal?
Antigamente, os povos festejavam o solstício (sol + sistere = sol que não se mexe) de inverno que ocorre por volta de 21 de dezembro. Neste dia, a noite é a mais longa do ano. Por isso, os povos festejavam esta posição do Sol.
Após o nascimento de Jesus Cristo, os povos cristãos quiseram comemorar esta data, mas não sabiam em que altura do ano Jesus tinha nascido. Apenas sabiam que tinha sido numa noite muito fria. Por isso, substituíram as festas ao Sol pela festa de Natal – a festa do nascimento de Jesus. E escolheram o dia 25 de dezembro.

Como nasceu Jesus?
Na Bíblia, o principal livro dos cristãos, ficamos a saber que Deus estava tão triste por os homens serem tão maus uns para com os outros que resolveu enviar o seu Filho, Jesus, à terra. Jesus iria nascer como uma criança normal. Maria seria a sua mãe e José, o seu pai.
Jesus vinha ensinar os Homens a preferirem praticar o bem em vez do mal e a dar a conhecer Deus, seu Pai.

Quando Jesus estava para nascer, o pai adotivo de Jesus, José, teve de se deslocar com a esposa, Maria, à cidade de Belém. O casal não encontrou quem os recolhesse em sua casa, por isso afastaram-se da cidade e foram para o local onde os pastores da região recolhiam as suas ovelhas.

Lá encontraram uma gruta só com animais e, nessa gruta, Jesus nasceu.


Nesse momento, no céu surgiu uma estrela. Essa estrela já tinha sido vista por três reis (os Reis Magos) que gostavam de estudar o céu e os seus astros e resolveram segui-la, pois acreditavam que aquela estrela era um sinal de que algo de muito importante estaria a acontecer.

Quando o Menino Jesus nasceu, os anjos anunciaram com alegria aos pastores das redondezas que o Salvador tinha nascido: Jesus. Os pastores foram visitar o menino e ofereceram aos pais o que traziam consigo.
Os três Reis Magos, que seguiram a estrela de Belém, foram os últimos a visitar Jesus e levaram consigo ricos presentes.

Qual é a origem da palavra “Natal”?
“Natal” pode ser um adjetivo ou um nome.
Como adjetivo, “natal” é uma palavra que diz respeito ao nascimento, por exemplo, “A minha cidade natal é Braga” ou seja, “A cidade onde nasci é Braga”.
Como nome, “Natal” já significa a festa cristã que comemora o nascimento do Menino Jesus.

Festa de Natal - 14 de dezembro


No último dia de aulas do 1º Período, os nossos meninos tiveram uma festa de Natal e foram, eles próprios, os protagonistas da festa!
Toda a comunidade escolar participou nesta realização.

Assim:
- a Turma de 1º ano dramatizou a canção "O Natal na quinta";
- a Turma de 2º ano dançou ao som da música "Pinheirinho";
- a Turma de 3º ano apresentou o poema "História antiga: o Nascimento de Jesus";
- a Turma de 2º e 4º anos cantou uma canção de Natal em inglês e fez uma demonstração de ginástica;
- a Turma de 4º ano apresentou uma pequena peça de teatro: "O Milagre das Rosas" e a canção "Presépio".

Todos participaram de forma quase profissional. Bravo! Estão de parabéns.

Um agradecimento especial aos professores das Áreas Extra-curriculares que disponibilizaram-se para os ensaios.

O filme da Festa de Natal segue-se em baixo, dividido em duas partes:



Conto de Natal elaborado pelos alunos de Dume

Nos últimas aulas deste Período, todas as turmas da escola participaram na redação de um conto redondo de Natal.
O ponto de partida foi o conto do António Torrado "O pinheirinho descontente". Inspirados nos primeiros parágrafos, os alunos elaboraram na sala de aula um conto diferente do original.

Assim, as turmas de 2º, 3º e 4º anos elaboraram o texto de "O pinheirinho descontente" e a turma de 1º ano realizou as ilustrações.

Os alunos ficaram muito entusiasmados com o trabalho que realizaram, pois cada um dos alunos, na sua turma pôde colaborar, dando ideias e redigindo frases para este trabalho.

Eis a página inicial de "O pinheirinho descontente". 


Conto em formato de livro digital, clica aqui: Conto de Natal "O pinheirinho descontente"

Trabalhos de Natal

Nos últimos dias do 1º Período, os nossos alunos aperfeiçoaram a sua perícia em artes manuais, fazendo belos trabalhos para comemorar o Natal.

Os nossos meninos ficaram radiantes por poderem participar na decoração da sua escola.

Ora vejam:

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - 3 de dezembro

Esta data assinala, em todo o mundo, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com o objetivo de promover o respeito, a integração, o bem-estar e a dignidade destas pessoas.

Este dia especial serve para nos lembrarmos que todos nós somos diferentes uns dos outros. Não há um ser humano igual ao outro, mesmo os gémeos idênticos têm personalidades diferentes.

E, no entanto, todos temos os mesmos direitos. E, para isso, temos que dar oportunidades às pessoas que têm mais dificuldades, como é o caso das pessoas com deficiências.

- Quando não ajudamos alguém que está numa cadeira de rodas a subir um passeio,

- sempre que somos rudes com pessoas que se movem mais lentamente e quase as "atropelamos",

- nos momentos em que somos impacientes com pessoas que têm mais dificuldades em adquirir conhecimentos,

- quando não queremos ter como amigos pessoas que são deficientes ou doentes,

- naquelas alturas em que fazemos comentários mal-educados com pessoas que precisam da nossa ajuda,

- sempre que não contribuímos para ajudar quem não vê ou não ouve ou não fala,

- quando não gostamos de ser atendidos por pessoas com deficiência ou doentes,

- quando...

- sempre que...

- somos nós próprios que estamos a maltratar, 
- pois também nós somos seres humanos com grandes possibilidades de ficar doentes ou sermos pessoas com deficiência.

Já pensaste nisso? E amanhã? Como irás ser tratado? 
Da mesma maneira como trataste os outros?


Eis algumas histórias para refletires sobre a diferença:


"Não faz mal ser diferente!" de Todd Parr


"Uma joaninha diferente" de Regina Célia Melo

"O patinho feio" de Hans Christian Andersen

"A arca de ninguém" de Mariana Caltabiano

Restauração da Independência - 1 de dezembro


Neste dia, o nosso país comemora, com um feriado, o Dia da Restauração da Independência que ocorreu a 1 de dezembro de 1640.

Por que motivo se comemora esta data?
Foi neste dia de 1640 que Portugal voltou a ser um país independente. Se hoje, somos portugueses e não espanhóis, deve-se à coragem de um grupo de pessoas a quem chamaram Os Quarenta Conjurados que resolveu revoltar-se contra o domínio do rei de Espanha que tinha transformado o nosso território numa província espanhola.

Como é que Portugal tinha deixado de ser um país independente?

Rei D. Sebastião

Rei D. Henrique (Cardeal D. Henrique)
Quando o jovem rei D. Sebastião desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir em 1578, sucedeu-lhe o Cardeal D. Henrique que não tinha herdeiros. Após o falecimento deste Cardeal em 1580, Filipe II de Espanha é aclamado rei nas Cortes de Tomar em 1581, dado que era ele que estava mais próximo de herdar a coroa portuguesa por ser neto do rei D. Manuel I. Começa assim o domínio filipino.

O que é o domínio filipino?
Rei D. Filipe I (espanhol)
É o período em que Portugal é governado por três reis espanhóis, todos eles de nome Filipe: Filipe I, Filipe II e Filipe III. Este período decorre entre 1581 e 1640.

O que motivou a população a revoltar-se no dia 1 de dezembro de 1640?
A nossa população estava a empobrecer devido à pressão espanhola sobre o nosso país, a saber:

-  tínhamos deixado de receber os lucros do comércio com outros continentes e países europeus – eram prejudicados os burgueses;
- os cargos mais importantes no nosso território eram para os espanhóis – eram prejudicados os nobres e o clero;
Rei D. Filipe III (espanhol)
- toda a população tinha que pagar impostos elevados – todos eram prejudicados, até o povo.

Outras causas que contribuíram para a revolta
- Espanha tinha-se tornado num país muito forte e  com demasiados inimigos, que passaram a considerar o nosso território também como inimigo, a ponto de nos envolvermos em guerras que não eram nossas.
- Outras províncias de espanholas pretendiam ser independentes. A mais importante de todas era a Catalunha que fez guerra a Filipe III que, assim, deixou de ter possibilidade de fazer guerra também a Portugal.


Palácio onde se realizou a última reunião
Como foi restaurada a independência no dia 1 de dezembro de 1640?
Em 1640, o rei de Espanha está envolvido na Guerra dos 30 anos e se não tinha forças para  enfrentar a guerra contra a Catalunha, muito menos conseguiria fazer guerra a Portugal.
Aproveitando esta situação, um grupo de nobres decide que o Duque de Bragança é quem merece ser rei de Portugal e resolve fazer reuniões para organizar uma revolta.
Miguel de Vasconcelos é atirado à rua


Assim, no dia 1 de dezembro, por volta das 07:00 horas, um grupo de nobres, os Quarenta Conjurados, invade o palácio real e mata o secretário de estado Miguel de Vasconcelos. A Duquesa de Mântua, que tinha o cargo de Vice-Rainha, é obrigada a ordenar a rendição das forças fiéis ao rei de Espanha.
Por volta das 10:00 horas,  todo o povo de Lisboa adere à revolução e fica a saber que o Duque de Bragança já é rei de Portugal e terá o nome D. João IV.


Todo o país se une à revolução e festeja a RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL.
Coroação de D. João IV
D. João IV

















Recordamos-te que, na página do nosso blogue "Recursos de Estudo do Meio - História", podes encontrar livros digitais sobre vários Reis de Portugal.

Entre eles, também o Rei D. João IV. Faz-lhe uma visita!
Tenho a certeza que vais gostar.
Clica AQUI para entrares nessa página.

Ou CLICA NA IMAGEM que te leva diretamente ao sítio da Internet, onde está a estante com este livro.