Encontro com o escritor João Pedro Mésseder - 22 de fevereiro

No dia 22 de fevereiro, a nossa escola recebeu o escritor João Pedro MéssederA escola acolheu com satisfação e entusiasmo esta visita especial. Os alunos estiveram particularmente atentos a absorver as palavras do escritor que esudaram.

Os alunos declamaram poemas do escritor, leram dois poemas inspirados num dos textos do escritor e apresentaram o filme "Caneta Feliz", criado a partir dos trabalhos dos alunos.

Do livro "Gatos, Lagartos e outros poemas", declamaram os alunos:

- João Martins, aluno do 2ºA - "Águia real";
- Beatriz Miranda , aluna do 2ºA - "Gato" e "Gato com tato";
- Jorge Barbosa, aluno do 2ºB - "Fantasmas";
- Soraia Rodrigues, aluna do 2º B - "Pato";
- Bruno Gomes, aluno do 1º A - "Pombo";
- Tiago Antunes, aluno do 1ºA - "Cavalinho";

Com base no poema "Tabuada dos dois" do livro "Versos quase matemáticos", os alunos apresentaram dois poemas de sua autoria:

- Francisco Dias, aluno do 3ºA - "Tabuada dos três" (texto elaborado por toda a turma);
- Patrícia Bastos, aluna do 3ºA - "Tabuada dos três" (texto de sua autoria).





Leitura e declamação de poemas


"Caneta Feliz" - trabalho dos alunos da Turma de 4º Ano



João Pedro Mésseder responde a questões dos alunos


João Pedro Mésseder conta a história tradicional "O Surrão"



E assim terminou esta atividade que tanto deliciou os nossos alunos. Todos eles estão de parabéns pela sua participação empenhada e entusiasmada.
Os objetivos foram alcançados: motivar para a leitura, para a escrita e para o conhecimento de escritores de literatura infantil e suas obras.

Atividades de preparação para a visita do escritor João Pedro Mésseder à nossa biblioteca

Ao longo das últimas semanas, todos alunos participaram de forma interessada e muito empenhada no "Encontro com o Escritor João Pedro Mésseder". 

Os alunos ficaram a conhecer a biografia e bibliografia do escritor. E aprofundaram o estudo de três obras do escritor já aqui anteriormente referidas: "Gatos, Lagartos e outros poemas", "Versos quase matemáticos" e "Caneta feliz".



Destas três obras gravaram a declamação ou leitura dos seus textos, fizeram desenhos e até criaram novos textos inspirados na obra do escritor.

Quem é João Pedro Mésseder?
João Pedro Mésseder nasceu em 1957, no Porto, sob a identidade de José António Gomes. 
É Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, tendo-se doutorado em Literatura Portuguesa do século XX pela Universidade Nova de Lisboa e publicado diversos estudos nos âmbitos da História e da Crítica Literárias (Literatura Portuguesa Contemporânea e Literatura para a Infância e a Juventude), além de várias antologias. Nesta qualidade, fundou e dirige a revista Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude.
É autor de livros de poesia e de cerca de três dezenas de obras para crianças e jovens, repartidas pela escrita em verso, pelo álbum e pela narrativa – alguns dos títulos estão traduzidos para galego e espanhol. Está representado em antologias em Portugal, no Brasil e na Alemanha, e tem colaboração dispersa em diversas publicações. A sua obra conta com várias dezenas de títulos editados e que foram motivo de estudos e de recensões críticas.


Mais alguns livros do escritor:


Palestra sobre a "Água" - 19 de fevereiro


No dia 19 de fevereiro, a Engenheira Ana Cristina Costa do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, veio à nossa escola realizar uma palestra sobre a "Água".

Estiveram presentes todos os alunos dos 2º, 3º e 4º anos.

Este tema é muito importante ser tratado pois, neste ano, comemora-se o Ano Internacional de Cooperação pela Água. E até a Semana da Leitura, em Abril,  vai ter um tema comum: o Mar.

Os alunos aprenderam ou recordaram o ciclo da água e todo o circuito que a água faz desde a nascente até à foz do rio. E todas as contaminações que sofre durante esta viagem.

Como bem sabemos, a água que se pode consumir está a esgotar-se e a rede de tratamento da água não consegue garantir uma água verdadeiramente limpa. 
O nosso país ainda vai tendo água e saneamento, porém há países em que não há água canalizada. Por exemplo, no Oriente, 60% da população não tem água canalizada e 80% não tem saneamento. Há crianças que não podem ir à escola porque têm de carregar a água para casa, durante quilómetros.
Em Portugal, a situação está a gravar-se cada vez mais, por isso é nossa obrigação poupar no consumo de água, não só por já ser escassa, mas também, porque quanto mais água gastamos, mais água temos de tratar.
Por exemplo, o tratamento da água que consumimos não consegue tratar antibióticos e outros medicamentos. Por este motivo, os antibióticos começam a não fazer efeito porque estão a ser ingeridos na água que consumimos e assim a perder a eficácia. Não nos podemos esquecer que o corpo humano é composto por cerca de 70% de água. Se a água que ingerimos não é saudável, é fácil tirar conclusões.
Os alunos escutaram atentamente as informações prestadas e ficaram conscientes que poupar no consumo de água é vital para a saúde de cada um de nós. É imprescindível poupar água sempre que fazemos a nossa higiene pessoal, na limpeza da casa e do carro, na cozinha e nos quintais e jardins. Durante a palestra, os alunos apresentaram diversas sugestões para a poupança no consumo de água e ficaram a conhecer outras. Outras problemáticas sobre a água foram tratadas e até ficámos surpreendidos com o facto de determinadas plantas, que não têm origem no nosso país, estarem a causar danos consideráveis nas águas dos nossos rios. A nossa água também é poluída de diversas formas e não só por fábricas, mas também por nós próprios, nas nossas casas. Por exemplo, sempre que deitamos na canalização óleos de fritar, detergentes e outros líquidos poluentes, esquecemo-nos que alguém vai beber essa mesma água que está longe de poder ser tratada convenientemente.

O Amor na arte portuguesa - Dia de São Valentim

Não podíamos ignorar os poetas portugueses e os seus belos e maravilhosos poemas de amor. Como são imensos, apresentamos aqui apenas alguns versos.


Luís Vaz de Camões (1524? - 1580)






Fernando Pessoa (1888 - 1935)







Eugénio de Andrade (1923 - 2005)








Os nossos cantores portugueses também são ótimos a cantar o AMOR:


Expensive Soul - "O amor é mágico"



Os Azeitonas - " Anda comigo ver os aviões"


"Cinderela" de Carlos Paião 


Rui Veloso - "Cavaleiro Andante"



Paulo Gonzo - "Jardins proibidos"



Ala dos Namorados e Sara Tavares - "Solta-se o beijo"



Madredeus - "Haja o que houver"


Vitorino - "Menina estás à janela"


José Cid - "Um grande, grande amor"

Dia de São Valentim - 14 de fevereiro

No dia 14 de fevereiro, comemora-se o Dia de São Valentim a quem associamos o Dia dos Afetos, Dia dos Namorados ou Dia da Amizade como entendamos melhor.

Para saberes mais quem foi São Valentim, entra AQUI. 

Esta tradição não é portuguesa, no entanto os portugueses são um povo muito afetivo e emotivo, por isso gostamos desta data.

No Minho, associamos este dia aos Lenços dos Namorados, artesanato minhoto que tem sido muito divulgado devido à sua beleza e originalidade.

Os lenços dos namorados surgiram nos séculos XVII e XVIII. Bordados pelas senhoras como peça decorativa, mais tarde serviram para as raparigas do povo atraírem o seu namorado.

Depois de bordado, o lenço chegava ao namorado ou conversado. Se este aceitasse namorar, usava o lenço no casaco, ao pescoço ou no chapéu; se não estivesse interessado no namoro, o lenço voltava às mãos da rapariga.

Os lenços transmitiam o sentimento da rapariga pelo rapaz, assim ela bordava símbolos amorosos (flores, pássaros e outros) e versos de amor.

Os versos de amor são uma prova do nosso património oral, pois os versos surgiam escritos no pano tal como o povo falava na época, estavam cheios de erros ortográficos que hoje é uma delícia ver.



Esta tradição portuguesa é uma das mais belas e é, com todo o mérito, que está a ser amplamente divulgada no nosso país e no estrangeiro. Estes desenhos maravilhosos estão a ser utilizados em artes decorativas diversas.

Também tu podes inspirar-te nesta arte para fazer os teus desenhos e trabalhos. Eis alguns exemplos:




"Caneta Feliz" de João Pedro Mésseder pela Turma do 4º Ano





A turma de 4º Ano efetuou as suas gravações da Fluência Leitora, lendo todo o livro "Caneta Feliz" de João Pedro Mésseder.

As gravações surgem aqui por aluno, não com o conteúdo por ordem do livro, no entanto, as mesmas gravações serviram para realizar um filme que será brevemente apresentado, aí, sim, com o conto integral.


Nota: Por motivos alheios aos nossos esforços, tivemos que alterar o conteúdo desta mensagem. Podem agora encontrar estas gravações AQUI.

"Versos quase matemáticos" de João Pedro Mésseder pelos alunos da Turma de 3º Ano




A Turma de 3º Ano decidiu gravar as suas leituras utilizando o livro "Versos quase matemáticos" de João Pedro Mésseder.

Uma ótima escolha para incentivar o estudo da matemática!

Bom trabalho, meninos!



Afonso Costa
Diogo Lindeiro
Eduardo Ferreira
Francisco Dias
Francisco Ferreira
Gabriela Costa
Henrique Fernandes
João Dantas
José Miranda
José Soares
Lara Solino
Leonor Vieira
Luís Oliveira
Márcio Cardoso
Maria Costa
Mariana Costa
Nuna Filipa
Patrícia Bastos
Raquel Rodrigues
Ricardo Vinhas
Rodrigo Lopes
Rui Amaral
Sara Dias
Sérgio Vinhas
Tomás Silva

"Gatos, Lagartos e outros Poemas" de João Pedro Mésseder pela Turma de 2º e 4º Anos



A turma de 2º e 4º Anos também escolheu o livro "Gatos, Lagartos e outros poemas" de João Pedro Mésseder para gravar as suas leituras.

Os nossos meninos gostaram muito de se ouvir...


Nota: Por motivos alheios aos nossos esforços, as gravações encontram-se agora AQUI.

"Gatos, Lagartos e outros Poemas" de João Pedro Mésseder pelos Alunos do 2º Ano


A turma de 2º Ano também gravou as suas leituras do livro "Gatos, Lagartos e outros Poemas" de João Pedro Mésseder.

E que bem que ficaram!...


Nota: Por motivos alheios aos nossos esforços, podem agora consultar as gravações AQUI.


"Gatos, Lagartos e outros Poemas" de João Pedro Mésseder pelos alunos do 1º Ano



Os nossos meninos do 1º ano também realizaram a Fluência Leitora, pois claro!

O livro utilizado para este trabalho foi um livro de poemas intitulado "Gatos, Lagartos e outros Poemas" de João Pedro Mésseder.

Alguns gravaram os textos que tinham decorado. Outros leram mesmo os textos! Bravo!

Nota: Por motivos alheios aos nossos esforços podem agora encontrar as gravações AQUI.


Fluência Leitora - semana 4 a 8 de fevereiro

Durante a semana de 4 a 8 de fevereiro, todas as turmas estiveram na biblioteca para realizarem uma atividade diferente.

Os alunos gravaram a leitura de diversos textos, todos do mesmo autor - João Pedro Mésseder - que, no dia 22 de fevereiro, se deslocará à nossa escola para conversar um pouco com os nossos meninos e dar a conhecer a sua obra.

A Fluência Leitora serviu para que os alunos pudessem avaliar a sua própria leitura. Ao gravar os textos, que previamente foram treinados, os meninos puderam depois escutar-se e assim avaliar até que ponto a suas leituras correspondiam às suas expetativas.

Esta trabalho também serviu para estudar a obra do escritor já referido e preparar outras atividades para o encontro com o João Pedro Mésseder.

Esta atividade, já realizada noutros anos, é de muito agrado dos nossos alunos, pois eles ficam radiantes ao ouvir a sua própria voz.

Assim, decidimos colocar no blogue essas mesmas gravações para que todos possam desfrutar do seu encanto.

Nas mensagens seguintes, poderão então escutar as gravações realizadas pelos alunos de todas as turmas.

Dia da Internet Segura - 5 de fevereiro



No dia 5 de fevereiro, comemora-se o Dia da Internet Segura. Trata-se de alertar toda a população - crianças, adolescentes e adultos - das medidas que devemos tomar para nos protegermos dos perigos da Internet.







Existe um lugar na Internet onde podes te informar sobre esses perigos que são muitos e muito variados:
Como podes ver neste sítio tens jogos e outras atividades para aprenderes e testares os teus conhecimentos. E até uma linha telefónica para resolveres problemas e fazeres perguntas.

Se quiseres entrar diretamente nos jogos Clica Aqui

Dia da Internet Segura - 5 de fevereiro

Aviso: 
O texto que se segue é dirigido sobretudo aos pais


No 5 de fevereiro, comemora-se o Dia da Internet Segura. Trata-se de alertar toda a população - crianças, adolescentes e adultos - das medidas que devemos tomar para nos protegermos dos perigos da Internet.


Por que motivo a Internet é um local perigoso?
A Internet é um local perigoso porque é a forma mais fácil das pessoas que não têm uma boa consciência praticarem crimes variados.
Outra razão é que essas pessoas têm mais habilidade e conhecimentos de Internet do que os utilizadores normais, por esse motivo, todos os dias adultos, crianças e adolescentes são enganados através deste meio.

O que fazer?
1º - O adulto deve ter consciência que deve procurar conhecer os perigos da Internet para saber defender-se e saber defender os menores de idade desses perigos.

2º - Os menores de idade devem aceder à Internet num local da casa onde a família se reúna ou num local de passagem frequente. Os estudos devem se efetuar em locais tranquilos da casa, mas nunca em locais em que o menor está isolado com uma televisão ou um computador à sua frente.

Lembre-se que é da sua responsabilidade tudo o que possa acontecer ao menor que está à sua guarda.
Se algo de errado ocorrer por não se ter informado devidamente, a falha é sua e não do seu educando.

Teste aqui rapidamente os seus conhecimentos 

Os problemas que o uso da Internet nos pode causar são muitos e muito variados:

    . Sabia que se não proteger a sua Internet por Wireless, alguém pode utilizar o seu computador para praticar roubos e outros crimes? E pode não ser um vizinho, mas alguém que consegue na rua aceder à sua Internet?
      . Sabe o que são vírus na Internet? Sabe que se não tiver uma proteção anti-vírus eficaz também podem utilizar o seu computador para praticar crimes?
      . Sabia que através das redes sociais, tipo Facebook e outras, inúmeros crimes estão a ser praticados porque as pessoas publicam quase toda a sua vida pessoal?
        . Sabia que quando abre uma conta no Facebook para o seu menor, tem que mentir sobre a idade e que a empresa obriga a isso para descartar responsabilidades? E que assim se algo de errado acontecer a empresa nunca poderá ser acusada?
         . Sabia que essa atitude do Facebook prova que até essas empresas têm consciência que uma criança não deve estar inscrita numa rede social?
       . Sabia que as "Passwords" devem ser alteradas, pelo menos mês a mês, pois caso isso não aconteça, quem estiver interessado pode aceder facilmente às suas contas?
      . Sabia que também mês a mês deve pesquisar o seu nome na Internet para averiguar se alguém usurpou a sua identidade e está a publicar coisas em seu nome ou a praticar outros atos de que possa vir a ser acusado?
      . Sabia que atualmente os patrões pesquisam o nome dos seus funcionários para averiguar se tiveram comportamentos levianos na Internet, mesmo na idade da adolescência?
     . Sabia que aquilo que publicamos na Internet pode ser facilmente sempre encontrado, mesmo que tenhamos fechado uma conta ou retirado da Internet? E se nos arrependermos já nada podemos fazer?
       . Sabia que há crianças e adolescentes a "atacar" outros colegas e amigos através da Internet? Fazem comentários ofensivos, humilhantes e até ameaçadores? Sabia que se o seu filho praticar um desses atos, você é responsável por isso?
        . Sabia que há crianças e adolescentes em depressão devido a esses "ataques" pela Internet? Sabia que  já há casos de suicídio no nosso país por esse motivo? 
     . Sabia que é comum crianças e adolescentes publicarem imagens e vídeos que se os encarregados de educação tivessem conhecimento nunca tal permitiriam?
      . Sabia que muitas crianças, adolescentes e adultos acreditam estar a conversar com uma pessoa que de facto não corresponde à realidade? Por exemplo, muitos adultos fazem passar-se por crianças e vice-versa? E que adultos sem escrúpulos até utilizam outras crianças para atraírem menores?
      . Sabia que atualmente, no nosso país, não há meios para investigar a quantidade enorme de ilegalidades e crimes que ocorrem todos os dias pela Internet? E que por esse motivo a vítima pode ficar com a sua vida prejudicada durante muitos anos?

Não deixe a sua vida e a da sua família à mercê dos outros. Informe-se!

Para obter conhecimentos fornecidos por profissionais experientes sobre este assunto e até contactar telefonicamente, por favor Clique Aqui


Nota: durante este mês, outras atividades já estavam agendadas, com prioridade, com as turmas, pelo que, logo que possível, haverá uma atividade sobre este assunto com os alunos.

Desfile de Carnaval – 8 de fevereiro

No dia 8 de fevereiro de 2013, toda a pequenada da nossa escola resolveu espalhar alegria e animação pelas ruas, com um desfile de Carnaval, pois claro!

Todos se divertiram imenso! Até as pessoas da comunidade local se entusiasmavam com a nossa passagem de "modelos".

Os nossos trabalhinhos de Carnaval também quiseram "desfilar" no filme.



Concurso "Melhor Leitor do Mês" - Entrega de prémios

No dia 5 de fevereiro, a professora bibliotecária fez uma entrega muito especial a cinco meninos da nossa escola.

O motivo era a entrega de prémios do Concurso "O Melhor Leitor do Mês", referentes ao 1º Período.

Devido a dificuldades financeiras que estamos a atravessar, o concurso dividiu-se não em meses, mas em dois momentos do Período passado. 

Assim, no primeiro momento, venceu o concurso quem requisitou mais livros e, no 2º momento, os alunos que mais fichas de leitura entregaram de requisições domiciliárias.

Assim os premiados foram:

  • Com mais requisições domiciliárias - João Paulo Gonçalves Gomes - aluno da turma 2º A;
  • Com mais fichas de leitura entregues:
    • Inês Coelho Duarte - aluna do 1º ano;
    • Marta Coelho Fontes - aluna do 1º ano;
    • Diogo Miguel Oliveira da Silva - aluno da turma 2º A;
    • Rui Filipe Mesquita Amaral - aluno do 3º ano;
    • Ana Sofia Oliveira Silva - aluna da turma 4º A.
João Paulo Gonçalves Gomes
Inês Coelho Duarte
Marta Coelho Fontes
Diogo Miguel Oliveira da Silva 
Rui Filipe Mesquita Amaral 
Ana Sofia Oliveira Silva



Visita à Quinta Pedagógica de Real - Turmas de 2º ano

No dia 5 de fevereiro, as turmas das professoras Filomena e Ida Cristina deslocaram-se à Quinta Pedagógica de Real.

Esta visita consistiu em dois momentos: atividade de expressão plástica e visita à quinta.



A turma da professora Filomena, na atividade de expressão plástica, escolheu panificação. E lá tivemos os nossos meninos muito concentrados a fazer broa de 3 cereais - centeio, trigo e milho.









A turma da professora Ida Cristina, na atividade de expressão plástica, preferiu trabalhar com plantas aromáticas e o resultado foram uns perfumados saquinhos para aromatizar a casa. 





Por fim, as turmas visitaram a quinta com os seus animais: patos, gansos, galinhas, coelhos, porcos, cavalos, burros, carneiros, cabras, pombos, faisões, catatuas e um belo cão de raça Serra da Estrela.

As nossas crianças ficaram encantadas com estas aulas ao ar-livre, com o contacto com os animais e com o fruto do seu próprio trabalho! Muito houve para aprender!