Fluência Leitora - 2º Ano

No dia 18 de janeiro, a turma de 2º Ano também veio à biblioteca gravar a leitura individual de um texto, previamente selecionado pela professora Paula.

Após este trabalho, os alunos escutaram as suas próprias leituras, fizeram uma auto e heteroavaliação, analisando, de uma forma simplificada, a velocidade, a precisão, a entoação, o ritmo e a acentuação.

Esta é uma etapa importante para o desenvolvimento da leitura oral e da compreensão leitora, pois um aluno que lê bem também compreende e interpreta melhor os textos.

Os alunos gostaram bastante desta experiência. Sentiram-se como profissionais à frente do microfone! Ficaram ansiosos por escutarem as suas vozes e sentiram-se orgulhosos. Parabéns!


Hora do Conto - "Um bocadinho de inverno" de Paul Stewart e Chris Riddell

Janeiro é o primeiro mês do ano e um dos mais difíceis devido ao seu principal hóspede - o inverno. 

De facto, este mês gosta do inverno e das suas principais características - o frio, a chuva, o vento, a falta de sol, as nuvens sempre cinzentas, a neve, as árvores despidas, as plantas sem flores, a hibernação de alguns animais e o frio, o frio, o frio...

Por isso, nada mais natural do que trazer os nossos meninos à biblioteca para ouvirem a história do livro "Um bocadinho de inverno" de Paul Stewart e Chris Riddell.



Um bocadinho de inverno from Virgínia Ferreira


Os nossos meninos apreciaram as belas imagens de inverno que apresentámos, recontaram a história, falaram sobre a bela amizade entre as duas personagens, conversaram sobre os seus próprios hábitos durante o inverno e as alterações nas plantas e nos animais. 

E ainda aproveitámos para cantar, na biblioteca, todos quentinhos...




Educação Literária - "A arca do tesouro" de Alice Vieira - 3° Ano

No dia 5 de janeiro, os alunos do 3° Ano, vieram desvendar o segredo de um tesouro! Ele estava numa arca! 


Para conhecê- lo, tivemos que ler e interpretar o texto e ficámos a saber que a protagonista deste conto também estava a viver as contrariedades do inverno — os adultos andavam muito inquietos e falavam com voz de inverno! Por isso, ela ouvia palavras desagradáveis e andava muito triste.

Quando contou tudo isto à avó, ela descobriu uma forma fantástica de ajudar a sua neta: uma caixa para colocar as palavras boas, as palavras más, as palavras saudosas, as palavras alegres, as palavras meigas...

Os nossos meninos ficaram surpreendidos quando descobriram que também eles tinham palavras para a sua própria "arca do tesouro". E começaram a criar uma com as suas próprias palavras.

Eis algumas palavras que eles gostam de ouvir:



Educação Literária - "A Flor vai ver o mar" de Alves Redol - 1° Ano

No dia 4 de janeiro, a turma do 1° Ano veio conhecer a história de uma Flor muito especial. Ela gosta de passear com os seus amigos e tem um sonho: quer ver o mar.

Os nossos meninos ajudaram a desenrolar o fio da história e conseguiram descobrir de que maneira a personagem principal alcançou o seu objetivo.

A turma de 1° Ano recontou e criou belas ilustrações para este conto.







LIvros recomendados pelos alunos (continuação)

Mariana - 4º Ano
                                   









Lara - 1º Ano



                           

















Rodrigo - 1º Ano
            

















Tiago - 3º Ano
                               

Livros recomendados pelos alunos (continuação)




 
Joana - 1º Ano





Inês - 4º Ano
   
                                 










Iris - 3º Ano


       

                                    





Lara - 1º Ano


           
                                     







                  










     



Maria Angélica - 1º Ano