Educação Literária - Textos e Obras para o 1º Ciclo

Aqui serão divulgados textos e obras de leitura obrigatória no 1º Ciclo, referidos nas Metas Curriculares


O que são as Metas Curriculares?
livro digital
As Metas Curriculares são conteúdos fundamentais que são uma referência para o ensino e a aprendizagem e para avaliação interna (avaliação feita pelo professor) e externa (exames e outras provas do Ministério da Educação) dos alunos.


O Despacho nº15971/2012 poder aqui consultado

O documento de referência das Metas Curriculares a Português pode ser consultado aqui



Textos e Obras para Iniciação à Educação Literária 1º Ciclo 

Recolha na Internet

1º Ano




Autores
Título
Recursos em linha

1. Alice Vieira


“Corre, Corre Cabacinha”
in O Menino da Lua e Corre, Corre Cabacinha


Sinopse: Acreditavam os antigos que tudo está escrito na Lua. Também, nesta primeira história, a Lua vai determinar o futuro de um menino que escapa de um destino de miséria e maus-tratos e acaba em filho de rei. 
A segunda história tem a ver com a esperteza de uma velha avó, que consegue escapar a um lobo esfomeado...

Nesta coleção, Alice Vieira recria com talento histórias da tradição popular portuguesa. 



2.  Alves Redol


A Flor Vai Ver o Mar


Sinopse: Alves Redol (1911-1969) foi um dos nomes cimeiros da literatura portuguesa do século XX. Os quatro livros que têm por personagem central Flor-Maria Flor foram originalmente publicados em finais da década de 60. Regressam agora ao convívio dos leitores mais jovens, ilustrados pelo talento de José Miguel Ribeiro.



3. António Torrado



O Coelhinho Branco


Sinopse: As histórias da Coleção Ver e Ler são importantes auxiliares de uma aprendizagem da leitura, em que a criança descobrirá por si uma nova aptidão como se o livro falasse só para ela. Ver e Ler como o Coelhinho Branco foi ajudado pela formiga.


ou
Vamos Contar um Segredo e outra História



Sinopse: Os segredos guardam-se, mas este é um caso especial. Um caso fantástico! Queres saber? Tens de ler. Se leres a primeira história, ganhas a segunda de brinde. Nela se conta de um rato que roía tudo à sua frente. Socorro!

http://www.civilizacao.pt/livro/livro.aspx?ean=9789722628853


4.
Eugénio de Andrade




Matilde Rosa Araújo




Aquela nuvem e outras (escolher 8 poemas)



Sinopse: Esta coleção concretiza um dos principais objetivos das Metas Curriculares de Português do 1.º Ciclo que reside no acesso de todos os alunos que frequentam o Ensino Básico a obras literárias de referência, fomentando, assim, o domínio da Educação Literária.




O Livro da Tila (escolher 8 poemas)


Sinopse: O Livro da Tila (1ª edição publicada em 1957) desvela o universo de uma infância, em parte eufórico, feito de pequenos deslumbramentos perante o mundo e a natureza, expresso ora por um sujeito da enunciação infantil/juvenil, ora por uma voz adulta que observa o real e as relações que a criança com ele estabelece.
De uma sensibilidade apurada e minimal, exaltando a comunhão com a natureza, com os seres e a divindade, franciscana por excelência, a poesia de Matilde leva-nos a redescobrir o prazer de existir e de ler.

A menina descobre o mundo, protegida por uma mãe que responde às suas dúvidas e que se deslumbra com as respostas... Tila representa todas as crianças que são destinatárias destes textos de grande intensidade lírica.


ou
As Cançõezinhas da Tila (escolher 8 poemas)

Sinopse: Onze poemas, musicados (partituras fac-similadas de Lopes Graça e gravação musical de “O Bando dos Gambozinos”), marcados por um ritmo intimista muito forte, que nos dão olhares sobre a natureza e sobre a infância. Um cavalo de madeira que marca a meninice da poeta, um bando de andorinhas que se multiplica no Verão para partir de novo aos primeiros frios de Outono, a caixinha de música que cigarra e grilo nos dão, o olhar amoroso de um cão, um figo debicado pelo pássaro, o perfume e a brancura da flor da laranjeira são alguns dos quadros que Matilde nos oferece, deslumbrada, para sentirmos e cantarmos o encanto da Natureza. O cantar dos pássaros, os cheiros que atravessam os campos, as cores e a alegria dos meninos acompanham o leitor/ouvinte. | Rui Marques Veloso



5.  Luísa Ducla Soares


Destrava Línguas (escolher 10 rimas)


Sinopse: Excerto: «Num ninho de nafagafos, há sete nefagafinhos .Quando a nafagafa sai, ficam os nafagafos sozinhos.»


ou
Mais Lengalengas (escolher 10 rimas)


Sinopse: Luísa Ducla Soares, que dispensa apresentações, e Sofia Castro, que nos ofereceram as primeiras Lengalengas, voltam a juntar-se para nos proporcionar mais emoções e divertimento.

http://www.wook.pt/ficha/mais-lengalengas/a/id/225028




Dez Dedos, Dez Segredos (escolher 5 contos)




Sinopse: Era uma vez duas mãos que sabiam contar muitas histórias. Às vezes a mão direita começava uma e a mão esquerda acabava. Outras vezes era precisamente o contrário...Uma coletânea de histórias de Maria Alberta Menéres enriquecida com as ilustrações de Connie Fischer e música de João Henrique, no CD áudio. Esta obra destina-se a todas as crianças em idade pré-escolar ou que fazem a sua iniciação na leitura e na escrita, bem como a todos os adultos que têm a seu cargo a educação de crianças.





7.  
Beatriz Potter







_________________


ou
Elizabeth Shaw


A História do Pedrito Coelho



Sinopse: O Pedrito Coelho é muito malandro e desobediente. Esta manhã ele vai viver uma grande aventura...

Nestes livros, as crianças são convidadas a entrar no mundo encantado de Beatrix Potter, com a história do Pedrito Coelho, um coelhinho muito malandro e desobediente, que irá viver uma grande aventura.




A Ovelhinha Preta


Sinopse: Este livro encantador conta as aventuras de uma ovelhinha preta - que salvou todo o rebanho numa tempestade de neve e deu ao pastor uma ideia brilhante. Bem feito para o mandão do cão-pastor!

Belas ilustrações a traço, da própria autora, ilustram esta história simples e memorável.




2º Ano





Autores
Título
Recursos em linha

1. Adolfo Coelho









“História da Carochinha”, “O Rabo do Gato”, “O Pinto Borrachudo”, “O Príncipe com Orelhas de Burro” in Contos Populares Portugueses



Sinopse: Contos Populares Portugueses são contos de todos os tempos e de todas as idades. Uma obra que nos devolve o imaginário e o maravilhoso da nossa cultura popular.





2. 

Alves Redol











_____________________
                     ou

Papiano Carlos


Uma Flor Chamada Maria


Sinopse: Queres viajar, Maria Flor? Viajar é correr mundo, voar mais alto que os pássaros ou pisar o chão da Terra ou as ondas do Mar Alto...É ver bichos de muitas cores e feitios, montanhas, rios e ribeiros e pessoas e lugares...Conhecer e descobrir, inventar e duvidar sabendo cada vez mais, sem nunca pensar que basta o mundo que se conhece. E alargá-lo com amor dentro de nós e dos outros.



A Menina Gotinha de Água



Sinopse: Excerto da obra: “Era uma vez uma menina chamada Gotinha de Água A menina Gotinha de Água vivia no mar sem fim. E era linda, tão linda, vestida de esmeralda e luar. Ora no fundo, ora nas vagas coberta de espuma, ela brincava com as suas irmãs. (…)”.


O Elefante Cor-de-Rosa


Sinopse: Reedição de um pequeno conto de Luísa Dacosta - porventura um dos mais emblemáticos da sua obra no domínio da literatura infantil -, que conserva as ilustrações originais da primeira edição (de 1974), da autoria de Armando Alves. A história desenrola-se em torno de um pequeno elefante cor-de-rosa, que é a cor dos sonhos das crianças, e fala-nos, num primeiro momento, do "mundo amável" em que ele vivia, juntamente com outros elefantes cor-de-rosa. Era um mundo de paz e de alegria, onde não havia sofrimento. Confrontado, num segundo momento, com a morte inesperada deste seu mundo, o elefante vê-se obrigado a partir e acaba por ir viver para a imaginação de uma criança! Uma história de sonho e fantasia, que aborda, porém, ainda que de forma magistralmente subtil, valores tão importantes como a amizade, a solidariedade e a entreajuda. Aparentemente simples, na forma e no conteúdo, este pequeno conto revela-se, afinal, fortemente cativante, seduzindo tanto pela riqueza das emoções que desperta como dos simbolismos que encerra - tão ao jeito de Luísa Dacosta!


“A Revolução das Letras”, “O Têpluquê”, “Gigões e Anantes” in O Têpluquê


Sinopse: Desde pequenas que ensinavam às letras a Ordem Alfabética. Quando elas perguntavam às letras grandes porque é que os às haviam de ser sempre os primeiros e os zês sempre os últimos, e não outros (por exemplo, os pês os primeiros e os tês os últimos, ou os ésses, ou os jotas, ou outros quaisquer), as letras grandes diziam-lhes que tanto fazia. Na verdade, tanto fazia. Mas o facto é que os ás  é que eram sempre os primeiros e os zês sempre os últimos…



5. Sidónio Muralha

_____________________
ou


Bichos, Bichinhos e Bicharocos



Sinopse: Esta é uma reedição muito especial: vamos ouvir pela primeira vez as três canções escritas pela musicóloga Francine Benoit sobre os poemas de Sidónio Muralha, mais de sessenta anos depois de impressas em papel. Para esta 3.ª edição em cuidado fac-símile da obra original, foram gravadas em CD por um coro com mais de 140 crianças dos Jardins-Escolas João de Deus em Lisboa (Estrela, Alvalade e Olivais). Uma estreia absoluta.
Razão de sobra para redescobrirmos, e darmos a descobrir aos mais novos, este extraordinário pequeno livro que fez parte da infância de muitos de nós. Os deliciosos poemas de Sidónio Muralha, musicados por Francine Benoit, deram também o mote a Júlio Pomar para, então com 23 anos, criar dezenas de ilustrações inesquecíveis: os macacos com o espelho em cacos, os grilos grilões, o papagaio que faz banzé, o sapo sapinho doutor…
Excerto
«Nada sei da história deste livro, que tem mais ou menos a minha idade. Sei apenas que é um livro maravilhoso, escrito a seis mãos sobre oito bichos e uma estrelinha, que é uma espécie de bichinho no céu, porque tem, assim me ensinaram, luz própria e cintilante. […] Se os poemas são de uma imaginação mágica, a verdade é que são também as ilustrações de Júlio Pomar que tornam este livro único e precioso e que justificam plenamente esta ressurreição editorial.»
Do prefácio de João Lobo Antunes para a 2.ª edição, 2010
Bichos, Bichinhos e Bicharocos + CD de Sidónio Muralha
ou

O Rouxinol e a sua Namorada
Sinopse: Esta coleção concretiza um dos principais objetivos das Metas Curriculares de Português do 1.º Ciclo que reside no acesso de todos os alunos que frequentam o Ensino Básico a obras literárias de referência, fomentando, assim, o domínio da Educação Literária.

http://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/o-rouxinol-e-a-sua-namorada?id=15249741

ou
Fala Bicho

Sinopse: «São vinte histórias, muito simples, de bichos que falam e brincam — tudo numa linguagem que explora e rima, os sons e, evidentemente, a imaginação. (...) Se existe verdadeiramente um género que se possa chamar "poesia infantil", deve ser este que Violeta Figueiredo nos apresenta.» (Alice Vieira, Diário de Notícias)
http://www.sitiodolivro.pt/pt/livro/fala-bicho/9789722112888/

Ou isto ou aquilo


Sinopse: Publicado pela primeira vez em 1964, "Ou isto ou aquilo", de Cecília Meireles, é um livro que imprimiu sua marca na memória afetiva de gerações de leitores e ocupa posto de destaque na literatura infantil brasileira.
Cantigas de ninar, cantigas de roda e trava línguas são formas de expressão muito próximas do mundo da criança. Em Ou isto ou aquilo, Cecília Meireles utiliza de forma inigualável estes e outros recursos. A autora joga com as palavras, criando um universo encantador, e, de maneira leve, coloca a criança diante dos caminhos a seguir, como no poema que dá nome ao livro: “Ou se tem chuva e não se tem sol / ou se tem sol e não se tem chuva! / Ou se calça a luva e não se põe o anel, / ou se põe o anel e não se calça a luva!”. Cecília explora a sonoridade, o ritmo, as rimas, as repetições e a musicalidade, como se pode notar em “Rômulo rema”: “Rômulo rema no rio. / A romã dorme no ramo, / a romã rubra. (E o céu.)”.

A Girafa que Comia Estrelas



Sinopse: Era uma vez Olímpia, uma girafa, que andava sempre com a cabeça nas nuvens, a tentar ver anjos e a comer estrelas, e Dona Margarida, uma galinha do mato com a cabeça cheia de frases feitas. Conhecem-se e ficam amigas. Queriam resolver o problema da seca que tanto prejudicava a sua terra. Será que conseguiram? Com humor, mestria e simplicidade, José Eduardo Agualusa e Henrique Cayatte contam-nos uma bela história de amizade e engenho.

ou
Estranhões e Bizarrocos



Sinopse: Um inventor de coias impossíveis: formigas mecânicas, pássaros a vapor, sapatos voadores, aparelhos de produzir espirros, estranhões e bizarrocos e outros seres sem exemplo. Camelos sábios, uma menina de peluche, a rainha das borboletas. Um país onde tudo acontece ao contrário, os rios correm do mar para a nascente, e os gatos são do tamanho dos bois. O nascimento do primeiro pirilampo do mundo... São histórias para adormecer anjos.



3º Ano






Autores
Título
Recursos em linha

1.
Alice Vieira

 Biografia de Alice Vieira

Bibliografia de A. Vieira


ou

Álvaro Magalhães


A Arca do Tesouro - Um Pequeno Conto Musical


Sinopse: «A Orquestra Metropolita-na de Lisboa encomendou a Alice Vieira um pequeno conto para Eurico Carrapatoso musicar. Alice Vieira escreveu A Arca do Tesouro, um texto sóbrio e sábio, que se insurge contra esta coisa dos «relógios a mandar em toda a gente». E o compositor Carrapatoso foi capaz de fazer uma música simples, bela e comunicativa para a história de Maria e da sua caixa azul, uma caixa que «não serve para nada». Mas há de servir... (...) A composição nunca se impõe ao conto: segue-o antes com atenção e vem um pouco mais à tona em breves momentos, suficientes para soltar a emoção de um texto tão escorreito e bem escrito.» Pedro Boléo, Público





O Senhor do Seu Nariz e outras Histórias


Sinopse - Um conjunto de cinco contos encantadores e divertidos, que também nos deixam a pensar. Há a história de um rapaz condenado a carregar desde a nascença um nariz do tamanho de um chouriço e que, aos poucos, transforma a sua desgraça em graça. Há também a história de quatro ladrões que são enganados por uma luz esverdeada que lhes falava ao ouvido. E a história de Pedro e Inês, que se queriam bem, mas se desencontraram durante a vida inteira (e na outra também). E a história do Senhor Pascoal, que deu a volta ao mundo à procura da felicidade e só a encontrou quando deixou de a procurar. E ainda a história de um homem ambicioso e agitado que não dava descanso ao seu anjo da guarda. Tanto quis e tanto andou, que acabou onde tinha começado.
https://www.leyaonline.com/pt/livros/infantil-e-juvenil/7-9-anos/literatura-infantil/o-senhor-do-seu-nariz-e-outras-historias/

2. António Torrado
Biografia de António Torrado
Bibliografia de António Torrado
História do Dia - Site de António Torrado


Trinta por uma Linha

O Mercador de Coisa Nenhuma


3.
Guerra Junqueiro

ou
 Irene Lisboa
“Boa Sentença”, “O fato novo do Sultão”, “João Pateta” in Contos para a Infância

“A Pata Rainha”, “O Vento”, “Os Príncipes Gémeos” in “Queres Ouvir? Eu Conto


4. Luísa Dacosta

Robertices


5.
Luísa Ducla Soares

ou
Vergílio Alberto Vieira

Poemas da Mentira e da Verdade


A Cor das Vogais


6. Matilde Rosa Araújo

As Fadas Verdes


7. Perrault

ou

Carlo Collodi

Contos de Perrault (trad. Maria Alberta Menéres)


As Aventuras de Pinóquio (trad. José Colaço Barreiros)



1. "A arca do tesouro" de Alice Vieira

Alice Vieira




1. "O senhor do seu nariz" de Álvaro Magalhães

  "O senhor do seu nariz e outras histórias" em ebook                                                               



2. António Torrado


Biografia de António Torrado no Prezi                                         



"Trinta por uma linha"          " Mercador de coisa nenhuma"

  





3. "Contos para a infância" de Guerra Junqueiro








4. "Robertices" de Luísa Dacosta






4º Ano




Autores
Título
Recursos em linha

1.António Botto
                 



__________________

ou

Hans Crhistian Andersen

                     





“O menino recompensado” in Histórias do Arco da Velha
  


Sinopse -  A mãe do Henriquinho adoeceu. Ele decide pedir ajuda a uma fada. Para conseguir salvar a mãe tem de encontrar a Planta da Vida. O menino tem de partir. Durante a viagem, muitos obstáculos vão surgir... Este conto encerra uma lição e vida muito importante para todos nós.

“A Princesa e a ervilha”; “O Rouxinol”; “Os Sapatos Vermelhos” in Contos de Andersen (preferencialmente na trad. Silva Duarte) 
(escolher 2 contos)



Sinopse -  Três contos do famoso escritor dinamarquês que encanta gerações de adultos e crianças em todo o mundo. 


2. António Manuel Couto Viana

               



Versos de Cacaracá
(escolher 8 poemas)


Sinopse -  "Anda daí e abre a porta a um mundo cheio de cor e de vida, onde irás encontrar miúdos divertidos e animais extrovertidos, barcos a velejar e fardas da cor do mar, peixinhos pouco simpáticos e pescadores sorumbáticos, burros motorizados e ratinhos assustados, pinceladas de Sol e golpes de anzol, insectos que tocam rabecão e um cação resmungão, animais que formam casais e muitas coisas mais.
Vem conhecer este mundo nestas histórias contadas em verso e com a mestria das palavras de António Manuel Couto Viana e a alegria das imagens de Vasco Gargalo."

3. António Torrado

                     


Biografia e bibliografia
Vida e obra em ebook
Vida e obra - apresentação

Teatro às Três Pancadas
(escolher 3 peças)


Sinopse -  "Este livro tenta responder a várias perguntas que têm dirigido ao autor: «Por acaso não terá uma peçazinha disponível, para nós repr esentarmos, na nossa Escola?» ou «Dava-nos uma peça para o nosso grupo de teatro itinerante, que não comporte muitos actores?» ou «N unca pensou em pegar numa das suas histórias e transformá-la numa pequena peça de teatro?» ou «Precisamos de uma peça de montagem fá cil. Tem alguma à mão?» Os espectáculos aqui propostos dispensam quase tudo, do aparato das luzes de cena aos sumptuosos figurinos. Só não dispensam o prazer irresistível de inventar o Teatro."



4. Luísa Dacosta
                    











_________________
ou

José Saramago
               



História com Recadinho


Sinopse - "A narrativa estrutura-se em torno de uma bruxinha que decide fugir do reino das bruxas (um «mundo de trevas, árvores mortas e aves agoirentas») para o mundo dos homens (onde havia «tantos brilhos, tantas cores e tantos perfumes»), numa tentativa de encontrar um local onde pudesse «dar largas à sua alegria e ao seu humor benfazejo». Mas, para seu espanto, também o mundo dos homens, apesar da sua beleza exterior, se revelou um mundo de trevas pelo obscurantismo dos seus preconceitos!"

http://www.wook.pt/ficha/historia-com-recadinho/a/id/3468947


Livro digital

Livro digital (edição antiga)

Livro digital em áudio

Planificação de atividade

Glossário

Guião de leitura


A Maior Flor do Mundo




Sinopse - Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura 4º Ano de escolaridade Leitura autónoma e leitura com apoio dos professores ou dos pais . “E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?” Uma magnífica obra do escritor José Saramago, com bonitas ilustrações de João Caetano.
http://www.fnac.pt/A-Maior-Flor-do-Mundo-Jose-Saramago/a138493



Mistérios


Sinopse - "Um clássico da literatura infantil nacional, da aclamada autora Matilde Rosa Araújo, aqui com ilustrações de Alice Jorge, que encerra, apropriadamente, os "mistérios" dessa beleza simples e cantada que tem sempre a poesia para crianças. Esta obra, em 2ª edição e com a grafia do Novo Acordo Ortográfico, integra as Metas Curriculares de Português. É, por isso, uma valiosa ferramenta para todos os educadores no sentido de despertar o interesse pela poesia e pela leitura."

Livro em pdf

11 poemas em pdf

Poema "Deveres" no Youtube + Proposta de trabalho

Proposta de trabalho

6. Mia Couto

                    





                     



O Beijo da Palavrinha
Sinopse - Não se escreve para crianças.
Teremos, apenas idade para viver em história.
Encantados, como os personangens deste livrinho.
Deste modo, estaremos aptos a sermos beijados pelas palavras.

Quando Maria Poeirinha adoeceu, o Tio Jaime Litorânio disse que só o mar, que ela nunca vira, a poderia curar. A menina estava demasiado fraca para a viagem, mas o irmão Zeca Zonzo encontrou o modo de a levar a conhecer o mar.
O poder mágico das palavras é o tema deste segundo livro para crianças de Mia Couto, mais uma vez com magníficas ilustrações de Danuta Wojciechowska."
http://www.caminho.leya.com/pt/infantil-juvenil/4-6-anos/o-beijo-da-palavrinha/
Livro digital

Conto animado

Planificação de atividade

Registo de leitura

Ficha de trabalho

Ficha de gramática
ou
O Gato e o Escuro


Sinopse - "Estamos perante o maravilhoso, tal como Mia Couto o entende e pratica. O motivo principal é o escuro, com os temores e medo que provoca.  São tão graves que o  próprio escuro se assusta consigo próprio. Quem o salva? É o gatinho desobediente, que, contra o que lhe disse a mãe gata, não resiste e passa para o lado escuro do dia, e fica escuro.
 Quem os salva, ao gatinho e ao escuro, é a mãe e os seus grandes olhos, amarelos com uma fenda preta ao meio. Claro, escuro, às cores, tudo faz parte do nosso mundo. E o escuro que faz medo é só aquele que está escondido dentro de nós
 As ilustrações da Danuta Wojciechowka são tão maravilhosas com a escrita de Mia Couto, à qual dão a forma gráfica perfeita."


Livro digital

Livro em pdf

Guião de leitura

Trabalho de resumo

Estudo

Vida, obra e conto

7. Oscar Wilde
                          




O Gigante Egoísta


Sinopse - "Nesta obra, magnificamente ilustrada por Fátima Afonso, encontramos dois dos mais belos contos escritos para a infância: O Gigante Egoísta e O Príncipe Feliz. Neles Oscar Wilde lembra-nos que só através do Amor e da Partilha podemos alcançar a felicidade e fazermos com que a Primavera chegue a todos os corações, criando o Paraíso na Terra."



Livro digital

Conto em PPt

Livro em pdf

Áudioconto em português do Brasil

Guião de leitura

Guião de leitura

Guião de leitura

Guião de leitura

Guião de leitura - banda desenhada


ou
O Príncipe Feliz



Sinopse - "Nesta obra, magnificamente ilustrada por Fátima Afonso, encontramos dois dos mais belos contos escritos para a infância: O Gigante Egoísta e O Príncipe Feliz. Neles Oscar Wilde lembra-nos que só através do Amor e da Partilha podemos alcançar a felicidade e fazermos com que a Primavera chegue a todos os corações, criando o Paraíso na Terra."



Livro digital sem ilustrações

Livro digital

Roteiro de leitura

Guião de leitura





1 comentário:

  1. Obrigada pelo excelente trabalho realizado. Tomámos a liberdade de colocar o vosso link no nosso blog para consulta dos professores do 1º ciclo, já que não temos muitas dessas obras nas nossas bibliotecas. Lúcia Ribeiro e Marília Henriques

    ResponderEliminar