Educação Literária - 2º Ano - "A girafa que comia estrelas" de José Eduardo Agualusa

No dia 30 de novembro, as turmas de 1º e 2º Anos participaram na Hora do Conto dedicada ao livro de José Eduardo Agualusa, "A girafa que comia estrelas".

Primeiro, os meninos e as meninas conheceram a personagem principal, a bela e elegante girafa:



As duas turmas ficaram encantadas com a história e fizeram questão de a recontar.


Eles também quiseram ilustrar a história. Mas como se desenha uma girafa? Demos uma dica:



Satisfeitos e alegres cantaram "O pescoço da girafa".




Educação Literária - " A Menina Gotinha de Água" de Papiniano Carlos

No dia 20 de novembro,  a turma de 2º Ano quis conhecer a história de "A Menina Gotinha de Água"do escritor Papiniano Carlos.

Ótima escolha! Com uma personagem tão bela... não foi difícil captar a atenção dos nossos meninos.



MARAVILHOSAS GOTAS D' ÁGUA from Prof. Oliveira Andrade

Assim, maravilhados escutaram a história que foi contada em dueto pela professora bibliotecária e a professora Paula.

Com este conto tão agradável, os alunos conheceram o primeiro elemento essencial para a vida e o seu ciclo.

Alguns recursos utilizados encontram-se na página: Educação Literária - Textos e Obras para o 1º Ciclo .

Outros recursos:




Dia 6 de novembro - "A Terra Treme"

No dia 6 de nevembro, às 11 horas, os alunos e os docentes de todas as turmas reuniram-se na Biblioteca para participar na atividade "A Terra Treme".

Tratou-se de um exercício público de cidadania no âmbito do risco sísmico que foi realizada à mesma hora, em simultâneo, em todas as escolas do país. Com esta estratégia preventiva, comemorámos os 260 anos do sismo que ocorreu em Portugal no dia 1 de novembro de 1755. Clica aqui para recordares esta catástrofe.

Os nossos alunos puderam conhecer as sete regras básicas de segurança e cuidados a ter antes, durante e depois de um sismo. Várias dúvidas foram esclarecidas e algumas posições do exercício foram executadas.

Todos os recursos para esta atividade encontram-se em: http://www.aterratreme.pt/


Educação Literária - 4º Ano - Histórias com Recadinho de Luísa Ducla Soares

A turma de 4º Ano, leu e explorou a obra da Educação Literária "Histórias com Recadinho" da escritora Luísa Ducla Soares.



Com o estudo desta obra, a turma revelou talentos fantásticos para a interpretação da obra e para a ilustração. E foi uma ótima comemoração para o Dia de Halloween. Ora comprovem:





Educação Literária - 1º Ano - Corre, corre cabacinha de Alice Vieira

No dia 2 de novembro, a turma do 1º Ano veio visitar-nos com um pedido: queria ouvir uma história que fosse "muito fixe" e tivesse algo a ver com esta altura do ano. 
"Corre, corre cabacinha" de Alice Vieira foi o conto escolhido. A história continha todos os ingredientes para captar a atenção dos nossos futuros leitores. 
E de facto assim aconteceu. Durante alguns minutos, os pequenitos sentiram, "na pele", a ameaça do lobo que queria matar a sua fome e a alegria da velhinha que conseguiu escapar ilesa de tamanha aflição.
A turma esteve tão atenta que conseguiu recontar maravilhosamente esta empolgante história e ficou prometido que para a próxima vez o nosso lobo seria bonzinho!

Alguns recursos utilizados na atividade estão disponíveis na nossa página Educação Literária - Textos e Obras para o 1º Ciclo . Os meninos também realizaram algumas fichas de trabalho, por exemplo: